Estilo de Vida, Lesões, Saúde

Alongamento! Preciso mesmo disso??

É gente, tem dias que essa pergunta nos cerca e com muita facilidade pensamos que não precisamos nos alongar. Entenda a cilada desse pensamento.

A verdade é que não é todo mundo que precisa de alongamento, tem gente que tem tanta flexibilidade que precisa mais de força e estabilização do que de alongamento. Antes de qualquer explicação entenda algo: quando eu uso a palavra “alongamento” estou me referindo a várias técnicas que são usadas por fisioterapeutas e educadores físicos para o ganho de flexibilidade e amplitude de movimento. Cada profissional usa a técnica com a que mais se identifica, e os nomes vão se modificando ao longo do tempo. Mas já te conto que todas têm o mesmo objetivo – saúde muscular!

Vamos entender como chegamos nesse ponto de encurtamento crônico: Quando crianças temos uma amplitude de movimento ideal para nossas funções básicas. Já viu uma criança agachando? E ela nem faz careta! Pois então, crescemos, passamos horas e mais horas do nosso dia sentados, ficamos cada vez mais inativos e exploramos cada vez menos nossa real amplitude de movimento. O que nosso corpo faz com essa nova informação? Ele se adapta. Se você imobiliza uma articulação temporariamente já vai perceber perda de massa muscular e de amplitude de movimento. É fato!

Essas pequenas perdas durante a vida acabam se tornando significantes após alguns anos. Explico o porquê: Todas as vezes que um músculo está encurtado ele acaba sobrecarregando outras estruturas para que você continue se movimentando da forma mais funcional possível, e tem uma hora que essa galera que está sobrecarregada enche o saco!

No nosso corpo isso chega em forma de “ites”     – Fasciite, Tendinite, Bursite! Enfim, dor e desconforto! Não que todas as inflamações estruturais tenham a mesma origem, claro que não! Mas em todas elas existe um componente importante de desequilíbrio muscular, e por isso é tão comum escutar do seu fisioterapeuta que você precisa alongar.

Ainda não chegou na idade das “ites”? Então fica esperto para que isso não aconteça e entenda mais sobre o treino de flexibilidade! A melhor pessoa para te dizer se você precisa de alongamento e qual a melhor técnica para você é o fisioterapeuta.

Te garanto que não é bom deixar isso para depois!

Agora, se para você as dores já chegaram então não caia na cilada de que o alongamento não vai te ajudar, ele ajuda sim. E muito! A notícia boa é que o músculo se adapta! Então “bora” dar a informação certa para ele ok?

 

Um abraço grande e muita saúde a todos!

 

Marina Muller

 

Assista ao vídeo sobre esse tema no nosso canal do YouTube: