Estilo de Vida, Lesões, Saúde

O Crossfit lesiona?

Não é de hoje que temos grandes discussões a respeito de movimentos e atividades que podem ser mais ou menos lesivos. O Crossfit, ao que me parece, é a bola da vez! E as discussões são calorosas!! Vou deixar minha opinião de acordo com o que estudei e com o que vejo na prática, mas fique a vontade para questionar, discordar ou acrescentar o que acredita ser válido.

Acho sempre complicado colocar um rótulo em uma atividade física. Falar que tudo que envolve o Crossfit lesiona é o mesmo que dizer que um alimento é o vilão dos problemas de sobrepeso ou que um político é o único culpado pelas mazelas de um governo. Enfim, isso é generalização. Acho a generalização perigosa, principalmente na saúde onde ela acaba levando as pessoas a crenças absurdas.

Na saúde existe individualidade e não generalização.

Dito isso eu volto ao tema! Crossfit lesiona?

Minha resposta? Qualquer atividade física pode lesionar e o Crossfit não está fora da lista, afinal, é um esporte!

O problema é quando alguém deixa de treinar com medo de lesões. Nossa sociedade vive o apogeu das doenças crônicas. Optar pelo não movimento por medo de se lesionar é um erro, já que o sedentarismo traz consigo diversas doenças. O que se deve fazer é buscar a melhor atividade física para você (mais uma vez, isso é individual!), algo que te traga saúde! E aí dentro dessa atividade minimizar ao máximo o risco de lesão.

Parte boa! No Crossfit tem como minimizar o risco de lesão.

Para que um movimento seja lesivo ele tem que ultrapassar o limite do seu corpo em carga ou em amplitude. Isso pode acontecer em 3 momentos: quando você quer progredir antes do tempo do seu corpo,  quando você está desatento ao seu próprio movimento, ou quando você não escuta seu treinador.

Em qualquer atividade física, se você desrespeita o seu corpo, a chance de lesão é alta!

Olhando para os 3 itens que favorecem a lesão fica fácil perceber que o Crossfit não é o vilão. Se você treina com profissionais qualificados eles vão garantir uma progressão adaptada a você, vão te ensinar a melhor técnica e vão conhecer os limites do seu corpo. Eles vão te proteger!! Encontre alguém que você confie, que saiba o que está fazendo e que consiga se comunicar bem! Vale a pena!

A verdade é que devemos buscar uma atividade física que gostamos, senão não tem santo que tire a gente do sofá depois de um dia inteiro de trabalho! Não é fácil encontrar prazer na atividade física. A maioria das pessoas detesta ir treinar, faz apenas por obrigação. Se você gosta de Crossfit, se consegue sair de casa para se movimentar e acredita que encontrou prazer nisso, não perca a oportunidade de ter mais saúde! Encontre um Box credenciado, treine com bons profissionais e colha o melhor fruto disso.

Esse não é o seu caso? Você não se vê no Crossfit ou experimentou e não se sentiu confortável? Sem problemas! Corta da sua lista e segue para o próximo! Só não pode parar de se movimentar!

Grande abraço a todos!

 

Marina Muller

 

Assista ao vídeo sobre esse tema no nosso canal do YouTube: